As 10 dietas para emagrecer mais procuradas

Você está acima do peso ideal? Que tal tomar uma atitude e fazer algumas das 10 dietas para emagrecer mais populares e procuradas? Esse é o assunto do post de hoje!

Atire a primeira pedra quem nunca se deparou na frente do espelho descontente com o próprio visual. Mesmo quem não tem obesidade ou sobrepeso costuma se queixar daqueles 2 quilinhos a mais.

Mas manter a forma não é somente uma questão de estética. Já é consenso que o excesso de gordura prejudica a nossa saúde das mais variadas formas possíveis. Colocar o organismo e a própria em vida em risco por causa da alimentação não vale a pena, não é mesmo?

Então, chegou a hora da mudança! Para ajudar você nessa nova fase de reeducação alimentar e emagrecimento, reunimos informações a respeito das 10 dietas que fazem mais sucesso na internet e nos consultórios dos nutricionistas.

Continue acompanhando e escolha a sua!

1. Dieta low carb

A dieta low carb, também chamada dieta cetogênica, está entre as mais usadas para quem quer emagrecer rápido. Nessa metodologia, o objetivo é diminuir a ingestão de carboidratos e aumentar o consumo de proteína.

Porém, tome muito cuidado com extremismos. Low carb, do inglês, significa baixo índice de carboidratos. Mas não é “no carb”, ok?

Os carboidratos continuam na dieta, só que em uma quantidade menor e sempre fazendo uso de versões integrais ou mais complexas. Já a proteína aparece em maior quantidade no prato, mas priorize carnes magras e proteínas vegetais para não acumular gordura no fígado ou colesterol.prato da dieta Low Carb

2. Dieta do ovo

A dieta do ovo cozido é outra febre na internet. Ela consiste no consumo de um ovo cozido ou poché em torno de 15 minutos antes de cada refeição principal: café da manhã, hora do almoço e jantar.

A ideia é aumentar o consumo de proteínas, substância no qual a clara do ovo é rica. Além disso, essa é uma maneira de saciar o estômago.

Nosso cérebro demora em torno de 20 minutos para compreender que o estômago já fez a refeição e está saciado. Com o ovo sendo consumido antes da refeição, a tendência natural é que a pessoa sinta menos fome e coma menos.prato com a dieta do ovo

3. Dieta da sopa

Ainda que existam por aí algumas sopas super calóricas, especialmente aquelas receitas de países frios como a Rússia e a Polônia, a sopa normalmente é atrelada ao baixo número de calorias. Não é à toa que a dieta da sopa está entre as favoritas no Brasil.

O objetivo é substituir uma das refeições do dia por uma sopa de baixas calorias ou um caldo. De preferência, fazendo a substituição do jantar. Isso ajuda tanto a ter uma noite de sono mais tranquila quanto a reduzir o consumo calórico do dia.

prato da dieta da sopa

4. Dieta Dukan

A dieta Dukan foi criada pelo médico estadunidense Pierre Dukan. Ela tem uma estrutura de 4 etapas:

  • Fase do ataque: quando há uma perda de peso maior para motivar o paciente, com refeições à base de proteína e verduras;
  • Fase do cruzeiro: juntamente com as proteínas, são adicionados mais legumes e verduras na lista de alimentos permitidos para consumo à vontade;
  • Fase da consolidação: além das proteínas, legumes e verduras, é possível começar a comer frutas, pães integrais e queijos;
  • Fase da estabilização: a alimentação passa a ser livre, mas com 3 regras básicas: comer 3 colheres de aveia por dia, comer somente proteínas nas quintas-feiras e fazer pelo menos 20 minutos de caminhada diários.

dieta dukan

5. Dieta detox

A dieta detox é usada para minimizar a quantidade de toxinas que são acumuladas no nosso organismo. Ela é rica em alimentos que estimulam o sistema gastrointestinal e urinário.

Para tanto, reduz-se ou até mesmo elimina-se itens processados da alimentação. No seu lugar, são ingeridos somente alimentos “da terra”, frescos, enfim: comida de verdade.prato da dieta detox

6. Dieta da USP

A Universidade Federal de São Paulo já declarou que não tem qualquer ligação com a famosa “dieta da USP”. Mesmo assim, foi dessa maneira que a dieta hipocalórica descrita neste item ficou conhecida.

O cardápio é fixo e tem somente 800 calorias por dia. É preciso preparar todas as refeições em casa, sempre com versões light e mais leves dos ingredientes. O objetivo é reduzir os carboidratos e processados, além de diminuir drasticamente o número de calorias.

dieta da usp

7. Dieta do jejum intermitente

A dieta intermitente ou do jejum intermitente é baseada na alimentação que os seres humanos tinham na idade da pedra, mais especificamente no paleolítico. Naquela época, vivíamos da caça e não podíamos realizar diversas refeições ao dia.

São recomendadas janelas de jejum entre as refeições de 10 a até 24 horas, o que pode ser muito perigoso para o organismo. Além disso, é preciso tomar muito cuidado com a desidratação e hipoglicemia.

jejum intermitente

8. Dieta dos pontos

A dieta dos pontos é um dos regimes mais tradicionais que existem, baseado na dieta dos Vigilantes do Peso. É utilizada uma lista com pontos para cada alimento de acordo com as calorias que ele contém.

A pessoa pode consumir uma quantidade X de pontos por dia, com os alimentos que quiser e no momento que preferir. Mas, quando o limite for alcançado, não pode comer mais nada. É preciso muita disciplina e bom senso.

dieta dos pontos

9. Dieta do Mediterrâneo

A dieta do Mediterrâneo já foi escolhida diversas vezes como a melhor dieta para quem quer emagrecer com saúde e sem sofrimentos. Ela é baseada no estilo de vida que os povos do entorno do Mar Mediterrâneo levam, incluindo italianos, gregos e espanhóis.

O cardápio é repleto de queijos, frutos do mar, peixes, verduras, leite, azeite de oliva, frutas e oleaginosas. Ela é recomendada inclusive para quem tem problemas cardíacos pois é rica em ômega 3.

ingredientes dieta do mediterraneo

10. Dieta Atkins

Por fim, a dieta Atkins, criada pelo médico Robert Atkins. Ela também é um tipo de dieta cetogênica e low carb pois diminui a ingestão de carboidratos e recomenda o consumo de proteína.

O objetivo é incentivar o organismo a usar as reservas de gordura do corpo como um combustível alternativo ao carboidrato. Por isso, se come pouquíssima quantidade de pães, massas e doces.

ingredientes da dieta AtkinsEssas foram as 10 dietas para emagrecer mais procuradas. Qual é a sua favorita?

Leave a Reply

Your email address will not be published.