40 alimentos ricos em carboidratos

Certamente você já deve ter ouvido falar dos alimentos ricos em carboidratos, porém, há muitas pessoas que fazem dietas completamente sem carboidratos, e não é o ideal. Entenda que você pode passar muito mal sem esses nutrientes em seu organismo!

Desta forma, abaixo falarei melhor sobre os carboidratos, e como eles distribuem a energia pelo organismo, sempre lembrando que o ideal é usufruir moderadamente desses nutrientes tão importantes para nosso corpo.

alimentos com carboidratos

Sobre os alimentos ricos em carboidratos

Antes de entender mais sobre os alimentos ricos em carboidratos, precisamos compreender de fato, o que são os carboidratos, isso porque os mesmos são nutrientes e ainda são a principal fonte de energia dos seres vivos, são responsáveis pelas células e ácidos nucleicos.

Geralmente, aqueles que frequentam a academia ou ainda praticam atividades aeróbicas, desejam saber quais alimentos tem carboidratos, isso porque eles são boas fontes de nutrientes e servem ainda para manter o desempenho físico.

Além do mais, para perder peso na maioria dos casos pode-se fazer uma dieta com um nível mais baixo de alimentos que contêm carboidratos, isso porque alguns deles podem ser os grandes responsáveis pelo ganho de peso.

Desta maneira, uma grande parte das pessoas que busca fazer dietas e pretende perder peso ou ter mais saúde, desejam saber exatamente quais alimentos que tem carboidrato. Desta maneira, confira abaixo maiores detalhes!

Veja aqui uma lista de alimentos com carboidratos

Certamente existe uma lista de alimentos com carboidratos, entretanto, é importante que você saiba que eles estão presentes praticamente em quase todos os alimentos, o importante é saber dosar a quantidade ingerida e principalmente saber quais são os bons.

Abaixo você conseguirá ver 40 itens da lista de alimentos com carboidratos, esses que são os mais usados em nosso dia a dia geralmente.

  1. Batata
  2. Batata doce
  3. Farinhas
  4. Aveia
  5. Macarrão
  6. Feijão
  7. Arroz
  8. Cereais integrais
  9. Pães
  10. Mandioca
  11. Inhame
  12. Tapioca
  13. Mel
  14. Milho
  15. Ervilha
  16. grão de bico
  17. Soja
  18. Legumes e vegetais
  19. Sementes e castanhas
  20. Frutas
  21. Lentilha
  22. Frutas secas
  23. Iogurte
  24. Quinoa
  25. Whey Protein
  26. Amendoim
  27. Refrigerantes (carboidratos simples)
  28. Balas de goma (carboidratos simples)
  29. Biscoitos
  30. Chocolate
  31. Pipoca
  32. Sorvete
  33. Sucos
  34. Abóbora
  35. Açúcar demerara
  36. Beterraba
  37. Leite
  38. Queijo
  39. Brócolis
  40. Linhaça

mesa com alimentos que contem carboidratos

Saiba para onde vai a energia concedida pelos alimentos ricos em carboidratos

O fato é que comer alimentos com carboidratos, permite que vários órgãos, células e tecidos sejam alimentados com essa energia advinda dos próprios carboidratos. A energia é redistribuída para: cérebro, músculos esqueléticos, coração, baço e fígado e rins.

Desta forma, é importante entender que nunca podemos fazer uma dieta completamente sem carboidratos, além da mesma ser extremamente restritiva, não podemos em hipótese alguma não comer nenhum alimento com carboidrato.

Entenda ainda que existem os carboidratos bons e ruins, geralmente os últimos favorecem o ganho de peso, isso porque os carboidratos simples acabam sendo processados rapidamente e por esse motivo são considerados ruins.

Precisamos entender que quando comemos alimentos que contêm carboidratos ruins, a tendência é que os mesmos acabam se degradando por completo e cheguem rapidamente para nossa corrente sanguínea, e isso eleva o nível de glicemia.

Desta forma, o que acaba acontecendo é que o organismo acaba tendo que liberar taxas altas de insulina para poder controlar o pico dessa glicemia. Além disso, a glicemia continua caindo e o organismo sente fome mais rápido do que o normal!

Sendo assim, preciso te lembrar que se deseja perder peso ou diminuir o apetite, saiba que deve preferir alimentos com cadeias mais complexas de carboidratos, que são mais conhecidos como alimentos com carboidratos bons.

alimentos ricos em carboidratos

Alimentos que contêm carboidratos ruins

Entre os alimentos com carboidratos ruins podemos destacar alguns que possuem altas calorias:

  • Refrigerantes e sucos industrializados em geral: eles possuem aproximadamente 50g a cada 350 ml;
  • Pão de forma: possuem em torno 14 g a cada fatia;
  • Biscoito de água e sal: 5g a cada unidade;
  • Batatas fritas: 41 g a cada 100 g ingerida;

Esses são apenas alguns dos exemplos, para que as pessoas entendam quais alimentos tem carboidratos ruins, e porque devemos evitá-los, não somente para perder peso, mas também para manter uma vida saudável.

Alimentos que têm carboidratos e você nem imaginava

De fato, existem alimentos ricos em carboidratos, que muitas pessoas nem imaginam, isso porque a maioria delas acredita que os carboidratos estão mais presentes em farinhas e alimentos doces, no entanto, não é bem assim.

Na verdade, é importante que saibamos que vários alimentos que têm carboidratos e não sabemos o quanto, entre eles:

  • Iogurtes: geralmente as versões naturais tendem a ser bem saudáveis, caso o iogurte em questão possua calda ou cobertura, então a quantidade de carboidratos acaba ficando mais elevada;
  • Molhos para saladas: esses molhos são extremamente ricos em sódio e conservantes que também são capazes de fazer mal para a saúde, além dos carboidratos;
  • Carnes preparadas: geralmente a carne em si, é bem pobre em carboidratos focando sempre na proteína, entretanto, a preparação delas pode elevar consideravelmente o nível de carboidratos presentes.
  • Castanhas e sementes: apesar de serem bem ricas em fibras e muito comum em dietas, essas sementes de fato possuem taxas bem elevadas de carboidratos, porém, se consumidos moderadamente são benéficos à saúde.

Depois de entender efetivamente quais alimentos tem carboidratos, devemos saber exatamente que eles não podem ser tirados de nossa dieta, porém, devemos consumi-los moderadamente.

alimentos com carboidratos

Entenda porque ao reduzir os carboidratos você emagrece

Depois de conhecer alimentos ricos em carboidratos, é interessante saber exatamente porque emagrecemos ao reduzir o consumo desses alimentos.

Precisamos saber que quando nosso organismo não possui maiores fontes imediatas de glicogênio, para usar nas conversões de energia, então alguns processos são iniciados, os mesmos queimam ou gastam células adiposas para obtenção de energia necessária.

Esse processo é mais conhecido como cetogênese, sendo que quando deixamos de ingerir alimentos ricos em carboidratos, automaticamente o corpo é induzido a recorrer ao tecido adiposo e resulta então na perda de medidas!

mulher medindo a cintura com fita metrica

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