Chá de alecrim

O alecrim é uma erva que costuma ser mais usada para cozinhar pratos salgados, muito usado em receitas de pizza, molhos de massas, vinagretes. Entretanto, essa erva lenhosa também apresenta uma longa história de usos por seus benefícios de saúde e medicinais.

Por isso, conheça hoje mais sobre como usar o alecrim dentro da sua alimentação, para dar mais sabor e saúde, descobrindo, afinal, chá de alecrim é bom para quê?

Benefícios do chá de alecrim

Beber o chá de alecrim ou até mesmo inalar o seu aroma, pode trazer benefícios para a saúde dos olhos, humor e ainda ao cérebro. É uma excelente erva para contribuir na prevenção dos danos oxidativos que levam a diversas doenças crônicas.

O chá de alecrim é facilmente realizado em casa, usando apenas dois ingredientes. Ou seja, é ideal para entrar na vida de quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

Ainda assim, o alecrim é um ingrediente que tem uma história muito longa de aplicações em comidas e aromas, também fazendo parte da medicina tradicional a base de plantas.

Além de ser usado na comida, na medicina e para produzir fragrâncias e outros fins estéticos, o alecrim ganhou muita popularidade por quem busca uma vida mais saudável, por ter benefícios no preparo do seu chá.

Portanto, o chá de alecrim apresenta uma preparação bem simples e que ainda tem um ótimo cheiro. O seu sabor é leve, calmante e ainda pode ser combinado com hortelã, mel, camomila e limão fresco.

chá de alecrim

1 – Combinação de antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios

Os antioxidantes são positivos para proteger o corpo contra os danos oxidativos, assim como inflamações. Elas podem levar a doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2.

Os compostos antioxidantes podem ser encontrados facilmente em diversos alimentos, como legumes, frutas e ervas, como o alecrim. O chá de alecrim apresenta compostos que contam com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

A atividade dos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios do alecrim fazem parte da erva apresentando uma alta capacidade de efeitos, sendo frequentemente usado como um conservante natural, o que explica o seu uso para aumentar a vida útil dos alimentos perecíveis.

Os compostos do chá de alecrim podem ser usados também por suas propriedades antimicrobianas, o que é muito bom para combater infecções. As folhas de alecrim são usadas na medicina tradicional por seus efeitos de cicatrização de feridas.

alecrim seco e fresco

2 – Pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue

O nível elevado de açúcar no sangue traz diversos problemas quando não tratada, por exemplo, problemas no coração, olhos, sistema nervoso e rins. Por conta disso, é fundamental que as pessoas que tenham problemas com diabetes controlem do jeito certo os seus níveis de açúcar no sangue.

Estudos puderam demonstrar que o que chá de alecrim para que serve ajuda a diminuir o açúcar no sangue, também mostrando que pode ser usado no gerenciamento dos níveis mais altos de açúcar no sangue por pessoas que enfrentam a diabetes.

Outros estudos também demonstraram que os compostos do chá de alecrim também são eficazes para aumentar a absorção de glicose nas células musculares, o que diminui o açúcar no sangue.

Dessa forma, o chá de alecrim apresenta compostos que são importantes para diminuir os níveis mais altos de açúcar no sangue, o que vai funcionar de um jeito parecido com a insulina, promovendo a absorção de glicose nas células musculares.

óleo de alecrim

3 – Pode melhorar seu humor e memória

É bem comum que as pessoas enfrentem problemas de estresse e ansiedade na sua rotina. Por mais que não tenha nenhum estudo especificamente sobre a relação do chá de alecrim com isso, há evidências que demonstram a sua contribuição.

Em relação a isso, beber ou inalar os compostos presentes no chá de alecrim pode contribuir para melhorar o humor e ainda melhorar a memória.

Através de um estudo, demonstrou que beber 500mg de alecrim duas vezes por dia durante um mês foi capaz de reduzir o nível de ansiedade e ainda melhorar a memória. Melhorou também a qualidade do sono de universitário, comparado com o placebo.

Com isso, é possível perceber que o extrato de alecrim tem um benefício para a melhora do humor, melhorando o equilíbrio das bactérias intestinais, o que também reduz a inflamação no hipocampo, a parte do cérebro que está relacionada a memórias, aprendizado e emoções.

Dessa forma, consumir ou inalar os compostos do alecrim podem contribuir para redução da ansiedade, melhora do humor, potencializar a concentração e a memória. Cheirar e beber chá de alecrim pode trazer esses benefícios.

pessoas felizes

4 – Melhora a saúde do cérebro

Os compostos presentes no chá de alecrim são capazes de proteger a saúde do cérebro, o que impede a morte de células cerebrais. O alecrim consegue contribuir também na recuperação de condições que levam a danos cerebrais, como um derrame.

Outros estudos também sugerem que o alecrim consegue impedir os efeitos negativos em relação ao envelhecimento do cérebro, sugerindo que ele possa ser um protetivo as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Portanto, os compostos presentes no chá de alecrim são capazes de proteger e melhorar a saúde do cérebro, em relação as lesões causadas naturalmente pelo envelhecimento, como também as doenças neurodegenerativas.

cha de alecrim bom pro cerebro

5 – Pode proteger a visão e a saúde ocular

Por mais que ainda não tenham estudos em relação ao chá de alecrim e a saúde ocular, existem evidências que demonstram que alguns componentes do chá podem trazer benefícios aos olhos.

Adicionar o extrato de alecrim juntamente com outros tratamentos orais são responsáveis por retardar a progressão de algumas doenças oculares, como as relacionadas a idade.

Por conta disso, o chá de alecrim apresenta compostos que são positivos em proteger a visão conforme a idade passa, o que diminui a progressão e gravidade de doenças como degeneração macular e catarata, relacionadas a idade.

alecrim fresco

6 – Outros benefícios e usos potenciais

Além disso, outros benefícios que beber chá de alecrim pode trazer são relacionados a saúde do coração, promoção de uma melhor digestão e ainda no crescimento do cabelo.

Como fazer chá de alecrim

O chá de alecrim é bem simples de ser feito e pode ser realizado em casa, com apenas dois ingredientes: água e alecrim.

Chá de alecrim como fazer:

  • Ferva 295 ml de água.
  • Acrescente 1 colher de chá de folhas de alecrim na água quente. Outra forma é utilizando um infusor, deixando fazer a infusão por 5 a 10 minutos, dependendo de que sabor quer ter.
  • Coar as folhas de alecrim da água fervente usando um filtro ou removendo do infusor de chá. As folhas de alecrim usadas podem ser descartadas
  • Coloque o chá de alecrim em uma caneca e faça uso de todos os benefícios mencionados. Para adoçar, pode ser usado mel, por exemplo.

cha de camomila

Leave a Reply

Your email address will not be published.