Dieta Cetogênica

Quem procura uma forma de emagrecer, já deve saber que uma das medidas mais populares é reduzir os carboidratos, sendo um grande clássico de sucesso. Um desses métodos é a dieta cetogênica.

Inicialmente, começou como um tratamento para a epilepsia, surgindo nos anos 1920. Ganhou uma grande popularidade por conseguir promover a perda de peso em 1960, evoluindo até chegar em uma receita cada vez mais poderosa.

Ainda assim, é uma dieta que traz ótimos resultados, diminuindo o apetite através da produção de corpos cetônicos. O alerta fica em reação aos efeitos colaterais que essa dieta pode trazer.

A manutenção da dieta cetogênica também não é muito simples, principalmente quando feita sem a ajuda de um profissional. É uma dieta usada por um tempo curto e não deve ser feita por qualquer pessoa.

O que é dieta cetogênica?

A dieta cetogênica apresenta esse nome por conta da cetose, que é quando a gordura é queimada através do corte radical de carboidratos na alimentação.

Ao reduzir o consumo desse nutriente, que é quem fornece glicose e energia para as células, o organismo vai precisar encontrar uma nova fonte de combustível. A escolhida principal é a gordura, sendo o nutriente mais ingerido durante a dieta cetogênica.

Além de usar a gordura corporal, o processos também cria corpo cetônicos, que são realizam uma interferência no apetite, como a grelina. A cetose é a grande chave da dieta cetogênica, variando em formato e também no limite de calorias ingeridas.

De maneira geral, o consumo de carboidratos vai ficar abaixo de 50 g todos os dias. Para saber a diferença, basicamente, uma pessoa come em torno de 200 g ou mais desse nutriente todos os dias.

 

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Como fazer dieta cetogênica?

O primeiro passo é procurar um profissional para saber qual é a sua necessidade energética, pois essa é uma medida individual que deve considerar peso atual, altura, idade, sexo e nível de atividade física.

Depois disso, é possível estabelecer ou não um limite de calorias diário. O cardápio não precisa ser pré-definido, mas deve se adaptar ao gosto de cada pessoa. Deve ser composto de carnes e outros derivados, além de vegetais e qualquer tipo de gordura.

Não existe um número definido de refeições por dia, já que cada pessoa sente fome em diferentes momentos. Para fazer a cetose acontecer, o corpo precisa passar um tempo sem consumir carboidrato.

Por isso, a dieta cetogênica tem a duração de 2 a 3 semanas no mínimo, chegando no máximo em 6 meses. De maneira geral, por ter uma restrição bem severa, o programa tem a duração de 40 dias.

Na primeira semana, é o momento de adaptação. Por faltar glicose para o cérebro, os efeitos que podem ser sentidos são: cansaço, fraqueza, mau-humor na dieta cetogenica cardapio 7 dias. Depois, é normal que o humor se estabilize, além de que o corpo consiga se acostumar a nova forma de fornecer energia.

O que comer na dieta cetogênica?

Na dieta, é possível comer todos os tipos de verduras e boa parte dos legumes fazem parte da dieta cetogênica cardápio.

Boa parte dos vegetais vão ter que ser deixados de lado, como: batata, feijão, lentilha, mandioca, soja, etc. As frutas que são indicadas para esse momento é o abacate e coco, já que são excelentes fontes de gordura.

Em relação as gorduras, azeite, castanhas, manteiga, banha de porco, tudo está dentro do cardápio. Além disso, todos os tipos de carnes, ovo, queijos, açaí, iogurte estão liberados. As bebidas que podem ser ingeridas nesse momento são café, chá sem açúcar e é claro, muita água.

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O que não comer na dieta cetogênica?

De maneira geral, a dieta promove o consumo de alimentos naturais e quer deixar de lado os processados. Dessa maneira, confira dieta cetogenica alimentos que não devem ser consumidos:

  • Pães;
  • Macarrão;
  • Doces;
  • Sucos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Farinhas;
  • Amidos;
  • Vegetais como milho;
  • Tubérculos, como inhame, batata, cenoura, mandioca, etc;
  • Leguminosas, como ervilha, soja, feijão, grão-de-bico, etc;
  • Além de outras fontes de açúcar.

o que não comer na dieta cetogênica

Atividades físicas

O exercício físico deve ser também um grande fator para conseguir perder peso de maneira saudável e efetiva. Mas, como o organismo está passando por uma privação de energia, alguns cuidados precisam ser tomados.

A recomendação é reservar um consumo de carboidrato antes de treinar. Tomar um suco que tenha um pouco de melancia, beterraba para poder ter energia e ainda ter um consumo de calorias baixo.

Porém, se quiser começar a praticar alguma atividade física durante esse tipo de alimentação, a dica é começar bem de leve. Por mais que você já tenha experiência com exercícios, o ideal nesse momento é diminuir o ritmo.

Algumas pessoas podem apresentar cansaço, fraqueza e cãibras por não conseguir realizar as atividades físicas.

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Dieta cetogênica emagrece?

Ela é buscada por quem quer perder peso, visto que a redução dos carboidratos, presente na maioria das refeições, vai levar a redução do consumo de calorias. Naturalmente, isso leva ao emagrecimento.

Fora isso, há também a cetose que consome gordura do corporal, o que promove resultados mais rápidos. Os efeitos podem ser temporários, ainda mais se a dieta não for realizada com acompanhamento profissional.

A restrição total de carboidratos e por muito tempo pode levar a compulsão alimentar. O efeito rebote, algo bem comum, pode acontecer, levando ao peso eliminado voltar por falta de novos hábitos alimentares mais saudáveis.

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Vale a pena fazer?

A dieta cetogênica consegue promover ótimos resultados, ainda mais para quem precisa combater a obesidade. Deve ser feita com acompanhamento profissional, com uma duração limitada de 6 meses.

É importante que a pessoa tenha ciência de ponderar o seu cardápio. Não adianta não comer nenhum tipo de carboidrato, mas exagerar no consumo de bacon, só porque ele tem bastante gordura.

Muitos procuram pela dieta cetogenica cardapio semanal simples, mas esse cardápio tem que ser indicado por um profissional.

Portanto, o principal problema da dieta cetogênica e de outros tipos, é que conseguir estabilizar o peso tem um prazo de validade. Depois que a dieta acaba, é necessário encontrar uma nova estratégia alimentar para conseguir manter o peso perdido nesse momento.

O cuidado deve começar assim que o período de restrição de alimentos acabe, procurando com cuidado reintrodução gradualmente os carboidratos, mas de maneira controlada. Caso contrário, o peso volta.

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