Dieta Dukan: como fazer e sugestões de cardápios

Você conhece a badalada dieta Dukan? Nesta publicação estará um guia completo sobre esse regime de emagrecimento que conquistou adeptos ao redor do mundo todo!

Há alguns anos, Pierre Dukan lançou dois livros que venderam bastante aqui e no exterior. Foram eles “O Método Dukan Ilustrado” e também “Eu não consigo emagrecer”.

Não demorou muito para as pessoas antenadas em dietas de emagrecimento experimentarem essa novidade. Mas, apesar do fenômeno nas vendas, essas obras provocaram a ira dos estudiosos franceses colegas de Pierre Dukan.

Isso porque a dieta é severamente restritiva e, ainda que tenha efeito para perder peso rápido, torna-se muito difícil manter os resultados no longo prazo. Além do mais, sem um acompanhamento médico adequado a saúde pode ficar em risco.

De qualquer forma, vale a pena conhecer mais sobre a dieta Dukan e como ela funciona na prática. Afinal, podemos fazer adaptações e minimizar as agressões ao organismo.

Bora conferir?

alimentos da dieta dukan

O que é a dieta Dukan?

De maneira resumida, a dieta Dukan é um regime que elege a proteína como melhor amiga e os carboidratos como inimigos. Assim como acontece na dieta cetogênica e na dieta low carb, a pessoa precisa priorizar carnes ou proteínas vegetais ao invés de açúcares e massas.

No entanto, a metodologia da dieta apresenta algumas claras diferenças quando comparada com outros regimes. O cardápio é estruturado em fases com alimentos proibidos e permitidos em cada etapa.

A ideia é fazer o corpo de esforçar para queimar a gordura que já está estocada. Contudo, é preciso muito cuidado pois isso pode gerar problemas no equilíbrio hormonal e nos níveis de glicose na corrente sanguínea.

alimentos permitidos na dieta dukan

Quais as fases da dieta Dukan?

Para compreender melhor como a dieta Dukan funciona, veremos agora um pouco sobre cada uma das fases que compõem a estratégia. São elas: o Ataque, o Cruzeiro, a Consolidação e a Estabilização. Confira a seguir!

1. Fase de Ataque

A primeira fase tem um período de duração de 1 semana. Ao longo desse tempo, a pessoa só pode comer 66 itens pré determinados que são ricos em proteínas.

Além disso, todos os dias é preciso comer 1.5 colheres das de sopa de aveia em flocos para garantir as fibras. É possível emagrecer até 5 kg com essa rotina alimentar.

2. Fase Cruzeiro

A segunda fase também dura 7 dias. Nela, além dos 66 alimentos proteicos, a pessoa pode começar a comer mais 34 vegetais (hortaliças e legumes). Ou seja, o cardápio tem apenas 100 itens.

A quantidade de farelo de aveia diária aumenta para 2 colheres das de sopa. O esperado para essa etapa é a perda de em torno de 1 kg.

3. Fase de Consolidação

A terceira fase corresponde ao período de 10 dias. Nesse período, a pessoa pode comer algumas frutas, queijos, pães integrais e os 100 alimentos que já ingeria até então.

A quantidade de aveia também sobe para 2.5 colheres das de sopa por dia. Por fim, a pessoa pode fazer 2 refeições especiais ao longo do prazo estipulado com itens fora da dieta.

4. Fase de Estabilização

A quarta e última fase da dieta Dukan é livre. Não há mais restrições que permitam somente uma lista de alimentos.

Porém, são estipuladas algumas regras:

  • Comer 3 colheres das de sopa de flocos de aveia por dia;
  • Nas quintas feiras, comer somente proteínas;
  • Não usar elevadores;
  • Caminhar 20 minutos por dia.

fases da dieta dukan

O que comer em cada fase?

Veja agora exemplos de cardápios para cada fase da dieta Dukan:

Cardápio 1: Fase de Ataque

  1. Café da manhã: 1 copo de leite desnatado, 1 xícara de café, 1.5 colheres de sopa de aveia, 1 ovo.
  2. Lanche: 2 fatias de peito de peru.
  3. Almoço: 2 fatias de presunto magro e 150 gramas de carne bovina magra.
  4. Lanche: 1 pote de iogurte natural light.
  5. Jantar: uma porção de peito de frango cozido, desfiado e temperado com ervas finas e queijo cottage light.
  6. Ceia: 1 xícara de chá.

Cardápio 2: Fase Cruzeiro

  1. Café da manhã: 1 xícara de chá, 1 panqueca feita com clara de ovo e 2 colheres de aveia, meia colher de requeijão light, 2 colheres de queijo cottage light.
  2. Lanche: 1 pote de iogurte natural light.
  3. Almoço: 2 porções de peito de frango grelhado, 1 porção de salada de tomate com rúcula, 1 fatia de queijo branco.
  4. Lanche: 2 fatias de peito de peru.
  5. Jantar: salada de alface roxa com pepino e brócolis, 1 ovo cozido, 1 lata de atum.
  6. Ceia: 1 xícara de chá.

Cardápio 3: Fase de Consolidação

  1. Café da manhã: 1 pote de iogurte natural light, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de sopa de creme de ricota light e 1 fatia de pão integral.
  2. Lanche: 1 xícara de café com leite.
  3. Almoço: 1 porção de carne bovina magra, 1 porção de salada de repolho com palmito e rabanete, 1 porção pequena de batata doce cozida e 1 tangerina.
  4. Lanche: 1 fatia de pão integral com 2 fatias de peito de peru.
  5. Jantar: salada de broto de feijão com cogumelos e acelga, 4 colheres das de sopa de vagem ou ervilha e 1 posta de salmão grelhado.
  6. Ceia: 1 maçã assada com mel e canela e 1 xícara de chá.

Cardápio 4: Fase de Estabilização

  1. Café da manhã: 1 xícara de café com leite desnatado, 1 colher de creme de ricota light, 2 fatias de pão integral e meio mamão papaia.
  2. Lanche: 1 porção de mix de oleaginosas.
  3. Almoço: salada de alface com couve flor e cenoura, 4 colheres das de sopa de grão de bico, 1 filé de peixe magro com pimentão, 1 fatia de melão.
  4. Lanche: 1 porção de morangos batidos com 1 pote de iogurte natural desnatado.
  5. Jantar: salada de repolho roxo com maionese light e cubos de maçã, 4 colheres das de sopa de arroz integral e 1 peito de frango assado.
  6. Ceia: mingau de leite desnatado com 3 colheres de aveia.

Pronto! Agora você já sabe como fazer a dieta Dukan! Até a próxima!

mulher medindo a cintura com fita métrica

Leave a Reply

Your email address will not be published.