Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento

A infecção urinária é uma doença que nos acomete com muita frequência. Por isso, é fundamental conhecer os sintomas, as causas e como tratar para evitar complicações mais graves.

Afinal de contas, essa enfermidade não escolhe idade e nem gênero. E só quem já passou por ela sabe o quanto é dolorido e desagradável.

A bactéria Escherichia Coli normalmente é a responsável pela infecção urinária. Ela faz parte da flora intestinal e pode acabar adentrando o canal da uretra.

Na infância, é comum que isso aconteça com meninos e meninas. Na idade adulta, as mulheres são as principais afetadas. Já na terceira idade, especialmente quando há demanda por fraldas geriátricas, novamente estão todos em risco.

Logo mais você vai encontrar informações para evitar a doença e tratá-la adequadamente. Fique de olho e tire as suas dúvidas.

tipos de infecção urinária

O que é infecção urinária?

A infeção urinária é conhecida, nos termos médicos, como ITU – Infecção do Trato Urinário (Cid 10N39). Ela pode se alastrar por qualquer parte do aparelho urinário humano, incluindo a bexiga, os rins, os ureteres e a uretra.

Existem diferentes tipos de infecção urinária dependendo de qual foi a área afetada. Confira as diferenças entre eles:

1. Cistite

É a variação mais comum e mais fácil de ser tratada. Ela atinge a bexiga depois de a bactéria entrar no organismo pela uretra.

2. Uretrite

É uma variação não muito comum, mas que é menos complexa de ser tratada. Ela atinge somente a uretra e não chega a se propagar para a bexiga e os rins. Normalmente é ocasionada pelo contato sexual.

3. Pielonefrite

É uma variação mais grave da doença e que gera dores muito intensas. Ela atinge os rins e origina uma infecção renal. O tratamento é mais longo e demanda de muito cuidado para que não se alastre para as demais partes do corpo.

Quais os sintomas da infeção urinária?

Dentre os principais sintomas que caracterizam a infeção do trato urinário, estão:

  • Vontade de urinar com muita frequência;
  • Ardor para fazer xixi;
  • Urina escura e com mau cheiro;
  • Pouca eliminação de líquidos ao urinar;
  • Dores na bexiga;
  • Dores nas costas (na altura dos rins);
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Sangue na urina.

sintomas infecção urinária

Quais as causas da infeção urinária?

Existem diferentes caminhos que as bactérias podem percorrer para alcançar o sistema urinário. Embora a via ascendente seja a mais comum, confira todas as possibilidades:

1. Infecção via ascendente

Acontece quando os micro-organismos causadores da doença sobem pela uretra e chegam aos órgãos internos. Nas mulheres, essa é a causa mais comum pois o tamanho da uretra é menor.

2. Infecção via hematogênica

Acontece quando há uma vascularização muito intensa dos rins. Essa é uma causa mais comum em bebês recém nascidos.

3. Infecção via linfática

Acontece quando os vasos linfáticos que ligam os diferentes sistemas do nosso organismo levam bactérias dos intestinos para os rins. É uma situação rara e mais complexa de se tratar.

mulher com infecção urinária

Principais fatores de risco para infecção urinária

Algumas situações podem agravar os riscos de contrair infecção urinária em homens e mulheres. Confira quais são eles:

  • Falta de higiene: quando as partes íntimas não são higienizadas adequadamente, os micro-organismos se propagam com mais facilidade;
  • Excesso de higiene: no caso das mulheres, o excesso de sabonetes, sprays com aromas e outros produtos na região íntima comprometem a flora vaginal e, com isso, aumenta as chances de infecção;
  • Segurar o xixi: ficar muito tempo sem ir ao banheiro é um perigo para a saúde do trato urinário e pode ocasionar infecções;
  • Uso de fraldas: bebês, idosos ou pessoas debilitadas que demandam do uso de fraldas estão mais expostas à contaminação;
  • Doenças crônicas: outras doenças como a diabetes e a AIDS podem comprometer as defesas do organismo e deixa-lo mais vulnerável ao desenvolvimento de infecções;
  • Imunidade baixa: a falta de nutrientes no organismo também prejudica a autodefesa e a ação dos anticorpos que combatem a infecção antes de ela se alastrar.

causas da infecção urinária

Diagnóstico da doença

O diagnóstico da infecção urinária pode ser feito a partir de exames prescritos por um profissional da área médica. Usualmente, são solicitadas informações sobre a história clínica do paciente e de quais são os sintomas que ele está sentindo.

Para a comprovação do quadro, solicita-se o exame de urina do tipo 1. Em algumas situações, exames de imagem podem ser de grande ajuda, especialmente nos casos de infecção nos rins.

Além disso, pode ser recomendada uma urocultura com antibiograma, que faz a identificação de qual é o micro-organismo responsável pela infecção para que seja feito o tratamento eficiente.

diagnóstico infecção urinária

Qual é o tratamento para infecção urinária?

O tratamento da infecção urinária é feito conforme o tipo da doença e a gravidade do quadro do paciente. No geral, recomenda-se o uso de antibióticos e analgésicos para as dores.

Para pacientes que têm infecções urinárias recorrentes, há uma vacina que ajuda a melhorar a imunidade. É muito importante o acompanhamento médico para que seja dado o suporte correto de prevenção e controle da doença.

Remédio caseiro para infecção urinária

O melhor remédio caseiro para prevenir a infecção urinária é tomar muita água. Dependendo do seu porte físico, tome ao menos 2,5 litros a 3 litros de água por dia.

Isso ajuda o sistema urinário a manter-se sempre trabalhando e menos propenso à contaminação de agentes infecciosos. Além de fazer bem para o organismo como um todo.

Alguns chás e sucos podem ajudar a melhorar a saúde do trato urinário. Mas lembre-se que essas receitas não substituem o tratamento que for prescrito pelo médico:

  • Chá de manjericão;
  • Suco de cranberry;
  • Suco de melancia;
  • Chá de carqueja;
  • Chá de aroeira.

Também há algumas bebidas que devem ser evitadas por quem costuma ter problemas na bexiga. Elas podem causar irritação no sistema urinário. Como por exemplo: refrigerantes, sucos cítricos, café, energéticos, chás com cafeína e bebidas alcoólicas.

remédios caseiros infecção urinária

Pronto! Agora você já tem um panorama geral sobre como acontecem as infecções urinárias e como fazer a prevenção e tratamento.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes! Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published.