Jejum intermitente

O jejum intermitente permite que o corpo descanse por algumas horas, de maneira bem simples. No entanto, é importante ter cuidado para não repetir períodos de jejum com muita frequência.

Desde o início dos tempos, os seres humanos praticam o jejum, seja por obrigação ou por razões religiosas. Hoje em dia, o jejum e desintoxicação de diferentes tipos estão em alta.

O jejum intermitente é um tipo de jejum menos restritivo, que respeita mais as sensações do corpo e ritmos diferentes para cada pessoa. Ainda assim, é muito importante ter cuidado e procurar acompanhamento profissional.

Por isso, continue lendo para saber todas as informações sobre como fazer um jejum intermitente, dicas de como se alimentar e se realmente traz benefícios para o emagrecimento.

O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente envolve um jejum semanal por um curto período de tempo. Basicamente, trata-se de ficar sem comer por 12 a 16 horas. O objetivo é colocar o organismo estressado em uma pausa, o que ajuda o fígado a fazer um trabalho melhor na desintoxicação do corpo.

Muitas vezes, com refeições em grandes quantidades, o corpo tem trabalho de fazer a desintoxicação. Esse processo é muito importante para conseguir zerar os contadores, enquanto aprende a gerenciar melhor seu apetite.

O jejum intermitente, por mais que aconteça a noite por uma razão mais prática, não deve ser confundido com o jejum fisiológico, que é o jejum natural, correspondendo ao tempo que passamos sem comer ao dormir.

protocolo jejum intermintente

Cardápio jejum intermitente

O jejum intermitente como fazer é bem simples de praticar. É necessário parar de comer por volta das 20h, depois de um jantar bem leve e depois, voltar a comer novamente somente no dia seguinte, em torno do 12 ou 13h.

Durante esse período sem comer, o importante é ficar bem hidratado, bebendo muita água ou chás de ervas sem açúcar.

O mais simples é praticar o jejum intermitente durante a noite, mas cada um pode adaptar conforme deseja para combinar o seu estilo de vida. O mais importante é ouvir o seu corpo, e por isso, pausar quando for a hora.

Por exemplo, existem pessoas que são muito ativas e precisam recarregar as suas baterias com um café da manhã bem elaborado, então, não comer pela manhã pode ser mais complicado.

O jejum intermitente também pode se adaptar as necessidades de cada pessoa. Dentro dele, é possível pular o jantar e só tomar um café da manhã normal quando acordar. Cada um pode fazer o seu jejum do jeito que quiser rapidamente, conforme o que sente e a relação que tem com a comida.

O mais importante é conseguir fazer o seu corpo descansar por pelo menos 12 horas, sendo essa a hora mais oportuna do seu dia.

Por 12 horas, 16 horas ou até mesmo 24 horas, o jejum intermitente é bastante flexível. Qualquer pessoa pode quebrar o jejum quando desejar. Se não houver nenhum tipo de contraindicação por parte do médico, é possível passar um dia inteiro sem comer, mantendo apenas uma boa hidratação.

cardápio jejum intermintente

Benefícios para o corpo

Quando o jejum permanece bem ocasional, os resultados podem ser surpreendentes. O jejum é uma maneira de fortalecer o DNA, ele continua e, portanto, pode reduzir riscos de desenvolver câncer.

Também há uma observação dos benefícios em relação a diminuição da fadiga, com um renascimento do tônus. O jejum intermitente também pode ajudar a melhorar os resíduos metabólicos, reduzindo a inflamação. Também traz resultados aumentando as defesas imunológicas.

No entanto, por mais que o jejum apresente muitas vantagens, ele pode ajudar o corpo a se sentir melhor, mas não deve ser usado para curar nenhuma patologia. O jejum intermitente pode ser feito como prevenção, mas não como tratamento. A ideia é conseguir fornecer ao corpo uma oportunidade de fazer uma pausa e promover o bem-estar.

Outro interesse do jejum intermitente é que ele permite que se encontre uma nova relação com o apetite. É importante ficar em forma para começar a entender a relação com a comida e não apenas comer por estar com fome.

O jejum não se destina apenas para promover a perda de peso. Ele não faz a pessoa perder uma grande quantidade de peso, se esse é o seu objetivo principal. Por outro lado, ele promove um novo aprendizado em relação aos conceitos de fome e saciedade, permitindo a adoção de bons hábitos alimentares, fundamental para estabilizar o peso.

mulher preparando jejum intermitente

Como fazer jejum intermitente?

A dica para fazer o jejum intermitente para iniciantes é começar uma vez por semana e ver como vai ser a experiência. Então, é possível praticar o mesmo jejum por todos os dias.

De fato, não deve se esquecer de beber água para que o corpo consiga eliminar bem as toxinas. O corpo elimina 3 litros de água todo dia, portanto, a hidratação líquida tem que compensar essa perda. Quando não se come, é necessário beber mais.

O que comer no jejum intermitente?

Os chás e cafés são bebidas que devem ser evitadas, pois trazem efeitos no corpo que podem ser intensos demais. Ao jejuar, o corpo pode ficar estressado com a presença de café, por isso, o melhor é permanecer bebendo apenas água.

Outra solução para quem quer inserir um pouco de sabor seria procurar um caldo de legumes, sem ter tantas calorias. Os sucos sem celulose também são boas opções e podem fornecer um pouco de energia.

Mas é importante ter cuidado com aqueles que apresentam apenas frutas, pois podem causar picos de insulina. Os sucos com composição de 80% vegetal e 20% frutas pode ser a dica para esse momento.

 

alimentos jejum intermitente

Jejum intermitente emagrece?

O jejum intermitente emagrece desde que se tenha bom senso. Não adianta ficar horas sem comer para depois comer o dobro em uma refeição normal. De maneira geral, o jejum reduz a ingestão de calorias durante o dia, já que se passa um dia sem uma refeição.

A dica também é potencializar ainda mais o seu metabolismo, adotando o jejum intermitente junto de alguma atividade anti-estresse, como algum esporte, medicação ou exercícios respiratórios.

mulher medindo a cintura com fita metrica

 

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