Percentual de gordura

Às vezes, a gordura pode se alojar em locais inesperados, causando sérios problemas de saúde. Por outro lado, algumas pessoas podem experimentar uma porcentagem de gordura corporal muito baixa, o que pode causar problemas cardíacos.

O que é gordura corporal?

A taxa de gordura corresponde à totalidade das várias massas gordurosas no corpo humano. A gordura, desde que não seja excessiva, ajuda a regular a temperatura do corpo, proteger os órgãos, armazenar vitaminas, envolver as articulações e fornecer energia ao corpo.

Essa gordura é classificada em duas categorias:

  • aquelas consideradas essenciais para funções vitais: armazenados no sistema nervoso, ossos, músculos e órgãos;
  • aquelas chamadas não essenciais: ou seja, aqueles que são demais e localizados onde o corpo armazena sua energia durante um consumo excessivo de gordura.

mulher com gordura

Quais são as diferentes gorduras?

A gordura corporal é armazenada no tecido adiposo. Na realidade, nosso corpo pode experimentar quatro massas de gordura diferentes localizadas em várias partes do corpo:

Gordura subcutânea: está presente sob a pele (queixo duplo, braços caídos, coxas);

Gordura visceral (ou massa visceral): aquela ao redor do coração que, se muito alta, causa muitas doenças como diabetes, obesidade, inflamações relacionadas a órgãos, hipertensão até problemas cardíacos;

Gordura intra-hepática: localizada no interior do fígado, geralmente está associada à obesidade.

Gordura intra-muscular: envolve os músculos

Qual é o percentual de gordura ideal?

Para conhecer o seu percentual de gordura corporal, você deve usar uma balança, mas não apenas uma. A partir de então, você simplesmente terá que comparar sua taxa real e a taxa ideal.

Para um atleta, o percentual de massa gorda está entre 6% e 13% nos homens e entre 14% e 20% nas mulheres.

Para uma pessoa normal, essa taxa é entre 14% a 24% para um homem e entre 21 e 24% para uma mulher.

Além disso, ou seja, mais de 25% para um homem e mais de 32% para uma mulher, a taxa de massa gorda é declarada como muito alta: a pessoa é considerada como tendo uma constituição muito forte. Isto é, sobrepeso ou mesmo obeso.

tabela IMC

Como calcular percentual de gordura?

O peso em si e o IMC (Índice de Massa Corporal) não são suficientes para saber se você é saudável ou não.

Por outro lado, a taxa de gordura corporal fornece muito mais precisão: existem diferentes métodos de cálculo, incluindo a técnica de dobras cutâneas, que consiste em medir as dobras cutâneas em diferentes locais do corpo humano.

Este cálculo também será necessário se você quiser que sua dieta seja mais eficaz na perda de peso mais rapidamente. Isso não significa que você precise remover completamente a gordura do seu prato: existem alimentos gordurosos que te querem bem.

medindo gordura corporal

Tabela percentual de gordura

Categoria Homens Mulheres
Gordura essencial 2 – 5 % 10 – 13 %
Atleta 6 – 13 % 14 – 20 %
Em forma 14 – 17 % 21 – 24 %
Aceitável 18 – 24 % 25 – 31 %
Obeso 25 % ou mais 32 % ou mais

Por que existe uma diferença entre homens e mulheres?

Em média, as mulheres têm entre 6% e 11% mais gordura corporal do que os homens. Por natureza, essa diferença é normal e, devido ao fato de que em algum momento de suas vidas, as mulheres engravidam e apresentam um percentual de gordura feminino maior.

Portanto, as mulheres devem armazenar energia na forma de gordura para poder alimentar um bebê das suas próprias reservas. Esta é a razão pela qual as mulheres têm mais enzimas que armazenam gordura e menos enzimas que podem queimar. Além disso, o estrogênio produz nas mulheres as enzimas que armazenam gordura e as fazem se multiplicar.

gordura corporal homens e mulheres

O que acontece se a gordura corporal estiver muito alta?

Aqui não se trata apenas da camada de gordura e de um volume maior de gordura ao redor da barriga e coxas. De fato, ter muita gordura corporal também pode levar a problemas de saúde, especialmente se você não tem uma boa alimentação e faz pouco ou nenhum exercício.

A obesidade pode causar diabetes tipo 2, assim como tem sido associada ao câncer e aumenta o risco de derrame. Muita gordura corporal também pode causar doenças cardíacas, pressão alta e excesso de colesterol.

Quanto maior o seu percentual de gordura corporal, maior a probabilidade de você desenvolver doenças crônicas. Mas não se deixe enganar: mesmo se você não estiver acima do peso, seu percentual de gordura corporal ainda poderá estar muito alto.

mulher se pesando

Como diminuir o seu percentual de gordura corporal?

Realizar atividades físicas e comer uma dieta saudável e equilibrada são a chave para diminuir a gordura corporal. Portanto, coma uma dieta saudável e equilibrada, com poucas gorduras ruins e reduzindo a quantidade de alimentos que você come todos os dias para criar um déficit calórico que o ajudará a perder peso.

Além disso, certifique-se de consumir proteína suficiente para evitar a perda de massa muscular.

Combine sua alimentação saudável e equilibrada com qualquer tipo de atividade física que você pratique com frequência suficiente e poderá reduzir a gordura corporal.

No entanto, lembre-se de que o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é a atividade física mais eficaz e rápida para perder gordura. Porém, a melhor atividade física é aquela que você mais gosta e sente prazer em fazer, o que vai aumentar a motivação.

De nada adianta começar a fazer uma atividade física porque é a que traz resultados mais rápidos, se você não se sente motivado a continuar com a atividade. Perder peso demanda disciplina e frequência nos exercícios físicos é fundamental.

Além de tudo isso, é essencial ter ciclos regulares de sono, incluindo pelo menos 7 horas de sono por noite.

Portanto, a gordura é um componente essencial do corpo humano. Mas apenas com moderação. Você sempre deve manter sua gordura corporal em um ritmo saudável para poder desfrutar de saúde e boa forma a longo prazo.

Dessa forma, continue combinando sua rotina de exercícios com uma dieta equilibrada para conseguir ter um corpo mais saudável e que esteja com o percentual de gordura ideal para o seu corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.